Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Expressionismo total

>> terça-feira, 7 de agosto de 2007

Minha grande dificuldade tem sido conseguir sentar com calma na frente do pc sem que Melissa comece a pedir atenção. Ela começa a me escalar pelas costas até subir nos meus ombros e ficar pisando na minha cabeça. Claro que morro de medo que ela caia, mas ela se diverte com isso e endurece minha barriga que começa a doer. Aí tenho que parar tudo e deitar senão não agüento fazer mais nada aqui em casa. Mas consegui fazer uma coletânea de umas fotos que tirei dela e queria muito mostrar pra vocês.

Clique para ampliar

Pois é, como podem ver, Melissa entrou naquela fase que precisa expressar seus sentimentos com as canetas, lápis, giz de cera, qualquer coisa que possa sujar as paredes e seu corpo. Minha casa está inteira rabiscada, e nem tirei foto de todas as paredes e portas... Acabei escondendo tudo dela, mas é só a gente dar uma bobeada que ela vai rapidinho e pega a caneta pra se riscar toda. Ainda bem que a tinta das canetas daqui saem fácil sem precisar esfregar muito. Agora os riscos das paredes, acabaram ficando assim porque fui esfregar pra limpar e acabei descascando o papel de parede :p Quando ela aprender que não pode fazer isso, eu troco o papel, é mais fácil. Fora que as visitas se divertem vendo a grande obra de arte que minha casa está virando. :-)
Ela está numa fase engraçada, imitando tudo o que a gente faz ou fala. Demorou, mas finalmente começou a falar algo que conseguimos entender. Na maioria das vezes ainda fala na língua incoompreensível dela. Aquela língua que todo mundo acha que as mães têm obrigação de entender, mas me digam, por exemplo: Estamos sentadas assistindo tv, aí de repente ela se levanta, aponta pra janela e começa a falar batendo palmas:
- Ahá! Ganha gunhu galangui apapapa kukoku manho.
Como vou entender o que ela falou se não tem nada na janela? Ahhh, dá licença. Não, não temos obrigação de entender tudo o que nossos filhos falam. Uma vez postei aqui um vídeo onde Melissa me explica o que está fazendo dentro da caixa de brinquedos (se não se lembra clique aqui), ela continua falando do mesmo jeito ainda. Muita coisa só eu entendo mesmo, mas aí é fácil explicar o porquê. Eu ensino uma palavra nova e ela repete tudo errado. Por mais que eu repita pra ensinar o certo, ela insiste em falar errado. Então toda vez que ela fala daquele jeito (errado) eu sei o que ela está querendo dizer. Alguns exemplos?
Guinisha = Melissa
Mamanho = Tomar banho
Pipipa = Peter Pan
Sabobô = Cristóvão
Gabíto = Rabbit
Guinurêto = Piglet
Úfu = Urso
Atínti = Acende
Gateia = Pentelha
Tia Gagaí = Tia Magali
Gugas = Lucas
Gatíshusu = Vinícius
Siliga = Desliga
Guinita = Bonita
Patete = Matete (espera)
Angatou = Arigatou
Sim, ela usa muito a letra G. Não sei se é por facilidade de falar ou se ela entende assim mesmo. Ou pelo menos eu entendo desse jeito :p
Adora cantar e dançar. Gravei vários cds com músicas infantis e toco no carro pra ela ir escutando, já sabe todas as músicas de cor, é muito engraçado. O engraçado é ela voltar pra casa e ficar continuar cantando e eu tentando adivinhar qual é a música da vez pra poder cantar junto.
Agora, algumas situações engraçadas.

Ela estava assistindo tv e na hora estava passando um clipe musical que ela adora. Tive um acesso de tosse e não conseguia parar. Ela veio até onde eu estava, me deu um cutucão e falou:
- Shhh!!! Urussai! (barulhento)

- Melissa, guarda isso filha.
E ela nem tchuns pra mim, continuou brincando com um ovo e uma pirâmide de vidro que eu deixo de enfeite na entrada da casa.
- Melissa!!! Guarda agora.
Só me olha com o rabo dos olhos. Então ameacei levantar. Na hora, deu um pulo e foi correndo guardar.
- Patete patete...

Eu estava deitada no sofá assistindo tv. Ela chega na minha frente com as mãos na barriga:
- Ahhh ha ha ha ha ha ha ha ha ha...
Olhei pra ela e ela olhou pra mim sorrindo:
- Ingashado, né... (engraçado, né)

Melissa esfarelou um bolinho que eu dei pra ela comer. Dei um berro:
- AAAAAAI O QUE VOCÊ TÁ FAZENDO????
Calmamente, com o dedo na boca:
- Shhhh! Shem guitá!!! (sem gritar)

Está com mania de cuspir no chão.
- Você quer apanhar? - Já com a mão espalmada perto do rosto dela.
- Ushê qué papanhá? - sorrindo.
- Quer?
Parou, pensou, olhou com o canto dos olhos pra minha mão e balançou a cabeça.
- Ón qué!

Com o dedo perto do rosto dela:
- MELISSA!!! Quantas vezes preciso dizer que não pode?
Ela pegou meu dedo, colocou no rosto dela, mandou beijinho e piscando pra mim:
- Ti amu! Ti amu!!!!

Ela tem mania de pegar nossas roupas e botar na cabeça.
- Melissa guarda a bermuda.
Como sempre, nem tchuns.
- Filha guarda. Ela sabe?
- Éa shabe (ela sabe)
- Então guarda.
Não guardou.
- Ela sabe?
- Éa shabe.
- Não, ela não sabe.
- Éa shabe!
- Ela não sabe!
Me encarou, foi guardar e voltou me olhando de lado.
- ÉA SHABE!!!!
Ainda se ofende porque duvido que ela saiba fazer as coisas... hehehe...

Agora tudo que ela faz tem um "Ela sabe" no fim. Está na fase de querer fazer tudo pra gente. Ela que tem que abrir e fechar as portas, abrir e fechar as gavetas, acender e apagar as luzes, ligar e desligar a tv, o monitor do pc, ela que tem que jogar as coisas no lixo... E tudo tem que ter um "Angatou angatou guinita éa shaaaabe".
Pode ser uma besteira sem graça pra qualquer um, mas pra mim é gostoso demais acompanhar o crescimento e desenvolvimento dela. Ver que é uma criança inteligente e está começando a entender as coisas aos poucos, que já sabe associar as coisas. E eu continuo babando muito em cima dela. Se é que não perceberam ainda :p

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP