Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicionário online

>> quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Sempre que eu tenho alguma dúvida sobre como se escreve algumas palavras eu vou procurar no meu bom e velho Aurélio. Mas sempre tenho que ficar escondendo da Melissa senão ela acaba rasgando tudo. Ontem resolvi procurar um dicionário online, sempre usava o Priberam, que é muito bom, mas é um dicionário de Portugal e todos sabemos que o português do Brasil é um tantinho diferente. Olhando os links que o São Google listou achei um que parecia interessante: Dicionário inFormal.
A definição deles era: Dicionário inFormal - O Dicionário de português e gírias gratuito onde o português é definido por você! Defina livremente suas palavras!
Cliquei para ver se era bom. Afinal acabamos incorporando gírias no nosso vocabulário mesmo sem perceber.
Meu, eu falo palavrão e não fico nem vermelha por confessar uma coisa dessas. Não acho bonito, mas quando percebo já saiu. Estou me controlando por causa da Melissa que imita tudo o que a gente fala, mas ainda tenho um vasto repertório que não tenho orgulho nenhum de possuir. Mas, na boa, aquilo ali não é dicionário ou é no máximo um dicionário de termos chulos, escrito por pré-adolescentes que acabaram de descobrir que o bilau deles serve pra mais coisas do que simplesmente urinar e acham bonito usar palavras de baixo calão (falei difícil agora, heim) /)
Logo de cara você se depara com essa tela. 8o

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Clique para ampliar
Fui lá ver o que era ximbica :p.

Image Hosted by ImageShack.us
E as definições populares, seguida de exemplos para ilustrar.
1. Substantivo. Algo velho, ruim, de má qualidade, feioso, vagabundo.
  • Ele é muito mentiroso; fala que é riquinho, mas o carro dele é a maior ximbica.
  • Não quero isso não, maior ximbica.
  • O presente que ela me deu é a maior ximbica.
2. Comumente conhecida como buceta, é usada de maneira mais delicada e infantil. Tem como variante, "ximbiquinha".
  • Minha filha, você já tomou banho? Lavou direito essa ximbica?
3. Bom, custa nada lembrar que no antigo programa humorístico da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o Balança Mas Não Cai, no quadro Primo Rico e Primo Pobre, "ximbica" era o nome da galinha do Primo Pobre.
  • A galinha do Primo Pobre se chamava ximbica.
4. Órgão sexual feminino.
  • Abra as pernas aí, mulher, que eu vou sentar a jibóia na sua ximbica!
o( o( o( o( o(
Acho que estou tempo demais aqui no Japão e meu português está precisando de um upgrade urgente ;)

3 Comentário(s):

Anônimo,  11:08 PM, fevereiro 27, 2008  

Ximbica é isso que esse dicionário diz ? Nunca soube ...

Para mim ximbica era algo bem porcaria, fuleiro ...

Adri 12:40 AM, fevereiro 28, 2008  

Oii Herika esses dias tmb procurando um dicionario online me deparei com esse site... tem cada coisa de arrepiar os cabelos...rs, tmb uso o Priberam me ajuda muito ;) Bju

Anônimo,  12:42 AM, fevereiro 28, 2008  

Essa turma extrapolou nas definições. Segundo o dicionário Houaiss:
■ substantivo feminino
Regionalismo: Brasil.
1 Uso: informal.
aguardente de cana; cachaça, ximbira
2 (sXX)Rubrica: ludologia. Regionalismo: São Paulo.
certo jogo de cartas
3 Regionalismo: Rio de Janeiro, São Paulo. Uso: informal.
carro velho; calhambeque
4 Regionalismo: Rio de Janeiro. Uso: tabuísmo.
genitália feminina; vulva
v substantivo de dois gêneros
5 Regionalismo: Pernambuco. Uso: pejorativo.
indivíduo mentiroso, fiteiro


Etimologia
orig.contrv.; segundo VocPern: "Chimbica é, naturalmente, um vocábulo de origem africana, parecendo-nos, assim, que vem de schimbika, termo que expressa entre os próprios escravos um dos meios pelos quais o escravo pode se livrar do cativeiro ou procurar um novo senhor."; ou alt. de ximbira

Sinônimos
ver sinonímia de cachaça

E depois eu que penso só naquilo!!!! kkkkk

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP