Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atualizando

>> quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fazendo arte
Sumidinha básica... hehehe...

Fim de semana corrido, aniversário de cunhado, despedida de amiga. Reuniões gostosas, com muita comida gostosa também. E a dieta foi adiada novamente =p

Mas o principal motivo do sumiço foi o fato de eu ter começado a alfabetizar Melissa. Ou melhor dizendo, estou tentando. Porque percebi que não é fácil. Mas não é mesmo. Antes de mais nada precisei implantar uma rotina nessa casa, coisa que nunca tivemos. Estabelecer horários para dormir e acordar principalmente, já que os horários das refeições são mais ou menos regulares. Mais ou menos porque depende do horário do Helio. Aí tá outra coisa ruim (?). Faço as meninas dormirem lá pelas 10 (Karina dorme mais cedo). O Helio volta às 2:00. Eu levanto e vou esquentar a janta dele. Por mais cuidado que nós tomemos pra não fazer barulho, as meninas acordam e aí ficam acesonas até as 5. Impossível eu conseguir acordar às 7/8 horas. Se acordar fico podrona o dia inteiro. Acabo dormindo até quase a hora do almoço e as meninas também. Acordo todo mundo e vamos comer, faço as coisas da casa enquanto o Helio aproveita pra brincar um pouco com as filhas.

Nem tenho como sair porque logo tenho que começar a preparar o bentô pra ele ir trabalhar. O Helio sai, já tenho que dar banho nas meninas e começar a preparar a janta. Até limpar tudo, escovar os dentes das meninas, por pra dormir, até elas dormirem (porque demora) e tomar banho, já é hora do Helio voltar e tenho que levantar novamente pra começar tudo de novo. Já cansei só de lembrar minha exaustiva rotina =p

Ruim por causa do horário totalmente nada a ver, mas bom porque tem um pouco de adicional noturno. Não é uma reclamação, é apenas uma constatação.

Quando ele tá de dia é muito melhor, apesar de não ter adicional nenhum. Acordo às 6, preparo o café da manhã, o bentô, lavo a louça, a roupa, acordo as meninas (quando elas não acordam com o movimento na casa), assisto minha novelinha, passo roupa, aspiro a casa, preparo o almoço e tenho a tarde livre pra poder fazer o que quiser.

O Helio volta às 17:00, dou banho nas meninas e aproveitamos o banheiro quente pra família inteira tomar banho de uma vez. Faço a janta e o pai brinca com as filhas enquanto eu limpo a cozinha. Muitas vezes Karina já dorme com ele o que já me ajuda bastante. Podemos dormir cedo e eu consigo dormir a noite inteira. Passo o dia bem-humorada e aproveito melhor a companhia das minhas filhas.

O que será que compensa mais? Os idealistas podem dizer que dinheiro não é tudo. E eu até concordo em partes. Não é tudo, existem coisas mais importantes, mas ele é essencial pra nossa sobrevivência, sem ele não tenho como botar comida na mesa. E na atual crise, qualquer trocadinho a mais que entra é muitíssimo bem-vindo.

Não quero nem ver quando eu começar a trabalhar. Se não tiver horários bem definidos aqui eu não vou aguentar acordar cedo todos os dias. Mas sei que vou conseguir, TENHO que conseguir.

E porque eu levanto de madrugada pra esquentar a janta do Helio? Ele pode fazer isso sozinho, sim, claro. Aliás, ele mesmo já falou várias vezes pra deixar tudo separado que ele mesmo faz , mas eu tenho sono leve e acabo acordando quando ele bota a chave na porta. Não tem jeito, eu acordo e acabo levantando. E as meninas acordam quando eu saio de perto delas. Como dizia minha cunhada: filhos parecem que tem sensor. A gente se afasta e eles já abrem os olhos pra procurar. Dá trabalho, mas é gostoso (acho que sou masoquista =p).

Cacheta básica
Melissa sabe o alfabeto inteiro e sabe contar até 80. Semana que vem completa 4 anos e eu achei que já chegou a hora de ensiná-la a escrever.

Sábado, Helio pegou Melissa no colo enquanto jogavam cacheta. Coitado, Melissa ia falando todos os números e letras que estavam na mão dele, além de falar os naipes (coração, flor, quadrado, árvore). Não tava dando certo, mas nem dava pra eu ficar com ela, Karina tinha dormido no meu colo, por isso não consegui filmar a baixinha entregando o jogo do pai pra todo mundo rsss...

Montei umas folhas com os números, mas fiz muito pequeno e ela não conseguia contornar, ficou muito nervosa e num estresse extremo rabiscou tudo e acabou rasgando a folha. Ficou mais nervosa ainda e começou a chorar. Refiz tudo e fiz também alguns desenhos para ela treinar a coordenação motora primeiro. Deu certo, já aceita que seu risco fique um pouco torto (perfeccionista), entendeu que se fizer devagar consegue contornar melhor.

Peguei muita coisa daqui, daqui, daqui e daqui. Depois eu coloco um link pra poder baixar as coisas que fiz se alguém se interessar.

Pra quem tem os filhos na escolinha, imagino que não precise esse tipo de preocupação, já que eles aprendem com educadores profissionais. Mas no nosso caso em particular, Melissa ainda não frequenta hoikuen e eu queria que aprendesse o português primeiro. Achei a Cartilha Caminho Suave aqui. Está um pouco diferente do que eu me lembrava e achei um pouco difícil pra Melissa ainda. Mas já peguei várias idéias que posso adaptar pra minha baixinha. Pra quem se interessar, basta se cadastrar que dá pra baixar em formato pdf ou txt. Mas já vou avisando que está incompleto e com as páginas totalmente embaralhadas.


Colorindo os desenhos antes de contornar o caminho


Ela tem se esforçado bastante e tem mostrado muito interesse em aprender coisas novas. E eu estou estourando de tanto orgulho =D

5 Comentário(s):

Luiza Hidemi 5:44 PM, abril 02, 2009  

gnt, sera q eu vou ter essa paciencia um dia... rs
acho q ensinar minha filhota vai ser mais provavel q levar ela pra passear no koen... eu amo a vida sedentaria, e fui criada presa dentro de casa... jah o daniel gosta de brincadeiras mais movimentadas, esse negocio de ficar sentadinho quietinho, soh se estiver relacionado com games... ^^

Ciça Donner 10:28 PM, abril 02, 2009  

Maninha olha, o que compensa é vcs serem feliz, ou buscarem a felicidade de vcs JUNTOS!!

Herika eu sou alfabetizadora e estou trabalhando o Manrique também... se vc precisar de algumas coisa, ou tiver alguma dificuldade que eu posso ajudar, me fala, tá?

BEIJS

Thatty_xn 2:05 AM, abril 03, 2009  

Nossa menina que rotina é essa...Sugoi né....Eu confesso que sou meio podrona mas tem dias que estou super disposta,na verdade não gosto doas afazeres doméstico do resto topo tudo numa boa...
Gambate ai com as meninas,,,
VC é uma super mãe....
Parabens

Unknown 12:57 AM, abril 07, 2009  

Sabe Hidemi, eu também me fiz essa pergunta muitas vezes. Mas o fato é que a gente aprende a ter paciência.
Eu prefiro levar ao kouen e correr com elas, mas só faço isso quando o Helio está junto. Não aguento as duas sozinha, não =P

Né não Leandro? Concordo plenamente =P

Ciça, mas é claro que vou querer sua ajuda. Tem alguma dúvida? =D

Thatty, na boa, também detesto as tarefas domésticas, mas...

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP