Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Internacional da Síndrome de Down

>> domingo, 21 de março de 2010

Quando estava no colégio havia uma escola, acho que municipal, bem em frente que devia ter uma sala especial aos portadores da Síndrome de Down, porque tinha muitos alunos que pegavam ônibus junto comigo. Achava aquilo tão diferente e útil. Nunca havia ouvido falar em uma escola "normal" que mantivesse uma sala assim.

Na época chamar de 'mongolóide' e discriminar os 'doentes' portadores do 'mongolismo' não era considerado algo abominável *o* Apesar de hoje ter a consciência de que esse tipo de comportamento é fruto da ignorância devido à falta de informação, jamais achei preconceito e discriminação atitudes justificáveis. Poucas coisas conseguem me tirar do sério como presenciar um ato de discriminação.

Com 15 anos eu conhecia pouca coisa sobre o distúrbio, apenas o que eu havia estudado nas aulas de biologia. E como não havia internet pra eu poder pesquisar à vontade e havia a necessidade de ir à biblioteca nunca pensei em saber mais sobre o assunto. Ainda mais porque nunca convivi com algum portador. Não tenho parentes, nem vizinhos, nem conhecidos, apenas as pessoas que eventualmente encontrava na rua.

Aqui no Japão é mais comum ver portadores circulando 'como gente normal', como escutei uma vez. Pelo que sei frequentam as escolas 'normais' e eles, apesar de chamarem a atenção, não são discriminados como seres de outro mundo. São pessoas especiais, ponto.

Me acostumei tanto com esse tipo de a titude que achei engraçado quando ano passado descobri que existia um Dia Internacional da Síndrome de Down depois de ler o que a Sam Shiraishi escreveu em seu blog. Queria ter escrito algo mas só vi depois de alguns dias =/

Pelas minhas pesquisas vi que o dia 21 de março foi escolhido porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

Com o tema "Inclusão social: Vamos fazer acontecer!", a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, parceira da Fenapaes, agendou comemorações em várias cidades, no Brasil confira aqui: http://fbasd.blogspot.com/


Falando em comemorações, ontem foi o Dia do Blogueiro e eu estava tão perdida no espaço e no tempo que nem lembrei de escrever algo pra nós =P Mas acho que sempre dá tempo pra mandar um abraço aos meus amigos blogueiros, não? \o/

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP